sábado, 5 de dezembro de 2009

Computação em nuvem, por Ramon Rosa da Silva

Em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendencia para o futuro da internet.
Computação em nuvem é poder utilizar os softwares sem precisar instalá-los, muitas vezes está ligado a computação móvel, no futuro poderemos utilizar softwares com nossos documentos pessoais em qualquer lugar, pois estarão armazenados em servidores na internet.
Mutias empresas atualmente já dedicam muito de seus esforços para aperfeiçoamento destes softwares, o Google por exemplo disponibiliza aos seus usuários, edição de textos, planilhas, email, mapas, e alguns outros software de escritório com gdocs, dmaps e gmail, para acesso em qualquer lugar pela internet. Além do google existem outras empresas como Zooho que estão seguindo o mesmo caminho.
Computação em nuvens é um serviço feito para funcionar em diferentes sistemas operacionais.
Alguns desvantagens deste serviço são:
Dependência de conexão de internet, o serviço só será utilizado com perfeição se o usuário e o servidor estiver uma boa conexão com a internet, ou se por ventura a conexão de uma das pontas cair, termos problemas críticos.
Exige segurança, autenticação segura, farejadores de rede, cópias sem autorização, alteração indevida, falhas com backup, entre outros, são problemas que podem acontecer quando se trabalha com dados armazenados em rede.
Custo alto, atualmente para manter um sistema de computação em nuvens é necessário sistemas de arquivos distribuído muito complexo e equipamento potente, isso eleva muito o custo.

Nenhum comentário: