segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Virtualização, por Ramon Rosa da Silva

Virtualização de sistemas operacionais é a possibilidade de em uma única máquina e sistema operacional, poder rodar por cima mais sistemas operacionais, que possam interagir entre si, e entre a rede de computadores, como se estivessem fisicamente instalados.
Cada vez mais comum nas grandes empresas a virtualização tem se tornado uma grande aliada a redução de custos.
Para que essa virtualização seja eficaz é necessário dispor de um equipamento potente, é pouco provável que um desktop comum tenha um bom desempenho para virtualizar outros sistemas operacionais.
Empresa que produzem servidores estão se dedicando a criação de hardwares específicos para vitalização de vários sistemas operacionais no mesmo servidor, até mesmo desenvolvendo sistemas operacionais específicos para esta atividade. Utilizam dedicação de processadores ou núcleos, memória para determinada máquina virtual.
Um desvantagem desta técnica é a centralização em uma única máquina de diversas atividades, caso ela necessite de reparos é recomendável ter uma outra máquina disponível (redundância), com um com backup dos sistemas virtualizados.

Nenhum comentário: