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quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

P2P em Java (parte 1) Orientação a Objetos

Hoje vou comentar sobre um trabalho do semestre passado (6º) referente a cadeira de redes onde deveríamos simular um software P2P usando sockets. Para resolução do problema foi usado orientação a objetos.

O que é orientação a objetos?

É um paradigma de programação onde se prevê uma modelagem de seu software divido em objetos.

Um objeto é criado com base em dois documentos (não somente): “levantamento de requisitos” do cliente (no meu caso o professor) e descrições de “caso de uso” (use case). Com a leitura desses dois documentos é levado em considerações “pronomes” para identificação de objetos.

Nosso levanta mento de requisitos ficaria mais ou menos assim: Construir um software que troque arquivos entre um servidor em um cliente pela rede independente da implementação do cliente e do servidor, usando um protocolo para padronização.

Se identificarmos os pronomes teremos:

Construir um software que troque arquivos entre um servidor em um cliente pela rede independente da implementação do cliente e do servidor, usando um protocolo para padronização.

Então teríamos os objetos: Servidor, Cliente, Rede, Protocolo, Arquivo e o próprio software P2P.

Mas os objetos ainda não estão prontos, falta definir o papel de cada um no software.

Continua... (casos de uso)

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