Premissa e lógica andam próximas na programação. Para entender premissa é necessário já saber o básico de lógica booleana.
As junções de premissas levam a uma conclusão, por exemplo:
Premissa 1 – Ramon é feliz.
Premissa 2 – Ramon gosta de programar.
Conclusão – Os programadores são felizes.
Este é um exemplo simples onde a junção de premissas leva a uma conclusão lógica. Agora analisando as premissas anteriores (1 e 2), vamos adicionar outra premissa:
Premissa 3 – Joãozinho não é programador.
Conclusão??? (tempo...)
Conclusão – Joãozinho não é feliz.
Mesmo essas premissas sendo tão simples elas ajudam a entender muito sobre programação, pois é assim que funcionam os sistemas de informação, juntando informações passadas pelos usuários e gerando informações conclusivas, e claro estas premissas não são processadas aleatoriamente, elas são executadas conforme um algoritmo.
Ex: Digamos que vamos desenvolver um software para um
a locadora de filmes, onde um cliente só pode locar um filme se ele não está em débito com a loja, ou se ele for um cliente VIP.
Não "estar em débito" (- Premissa 1)
Ou (operador lógico)
"Ser VIP" (- Premissa 2)
Premissa 1 – Fabio está em débito com a loja. (Estar em débito –
verdadeiro)
Premissa 2 – Fabio não é um cliente VIP. (ser VIP - falso)
Conclusão – Fabio não pode locar um filme.
Premissa 1 – Renato está em débito com a loja. (estar em débito - verdadeiro)
Premissa 2 – Renato é um cliente VIP. (ser vip - verdadeiro)
Conclusão – Renato pode locar um filme.
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